O site que preza pela excelência e o compromisso com a Ética
Carregando data...

 

  1. Laryssa Neves fale um pouco da sua origem, família e pais. Tem alguém como exemplo de vida?

Resposta: Nasci e fui criada em Brasília/DF. Sempre foram os meus pais a minha base familiar. Sou o que sou hoje por causa deles. A base familiar é muito importante para o desenvolvimento integro do ser humano. Meus pais são os meus grandes exemplos, sempre trabalharam bastante. Nós somos 3 irmãos; sendo uma irmã gêmea e um irmão e, cuidar de 3 crianças não foi fácil para meus pais.

 

  1. Laryssa Neves, poderia falar um pouco sobre sua formação? Foi boa aluna? Gostava de estudar?

Resposta: Nunca fui a melhor aluna, mas sempre fui aquela aluna que gostava muito de ler e, acredito que a leitura é fundamental para uma educação rica. Costumo dizer que nunca fui a mais inteligente da turma, mas era esforçada e dedicada naquilo que estava disposta a fazer. Persistência e força de vontade é diferencial para uma vida de sucesso.

 

  1. Laryssa Neves, como começou sua história na vida do concurso público? Foi focada para o concurso de Delegado de Polícia?

Resposta: Depois que me formei em Direito no ano de 2013 que despertou a vontade de estudar para concurso público. Durante a faculdade decidi que queria ser Promotora de Justiça. Porém, ao iniciar meus estudos voltado para concurso público fora surgindo oportunidades na carreira policial e, com o passar do tempo me vi assumindo o cargo de agente penitenciaria do DF e atualmente, exerço o cargo de Delegado de Polícia do DF. Hoje, um cargo que estou completamente realizada e encantada.

 

  1. Quais foram as principais dificuldades no início do estudo para concurso público? Como fez para vencer tais obstáculos?

Resposta: 1º dificuldade: cair a ficha que de fato eu teria que levar a sério os estudos para concurso público, isso demorou em média 06 meses.

2º dificuldade: sono. Ao iniciar os estudos, seu corpo não está acostumado com aquela nova atividade, logo, o sono e o cansaço aparecem, isso é natural. Uma técnica que utilizava era tomar banho, assim, espantava o sono.

3º dificuldade: é necessário ter um cronograma de estudos. Iniciar a preparação sem um cronograma de estudos é fracassar na jornada.

4º dificuldade: traçar um objetivo. Também se torna necessário delinear para qual cargo você almeja passar. Ficar atirando para todo e qualquer concurso que aparecer não é uma boa estratégia.

5º dificuldade: estabelecer um método de estudo. Deve-se aprender com qual método de estudo funciona melhor para a absolvição do conteúdo: questões, doutrinas, apostilas, lei seca…

6º familiares e amigos: é necessário conversar com as pessoas ao seu redor e informar o momento atual que você está vivendo. Importante narrar os seus limites e, solicitar a compreensão de todos. A maioria não entende que é uma fase difícil e que é necessário dizer “não” para muita coisa.

 

  1. Pensou em desistir em algum momento do seu sonho de ser Delegada de Polícia? Sofreu rejeição ou pressão familiar?

Resposta: Nunca pensei em desistir. Havia feito um compromisso comigo mesmo, então, desistir não estava nos meus planos. Sofremos uma pressão familiar, porém, acredito que a maior pressão é aquela que nós mesmo fazemos sobre nós. É necessário manter e controlar essa pressão, ansiedade e angustia, pois isso pode atrapalhar de maneira excessiva o seu estudo.

  1. Estudava quantas vezes na semana e horário?

Resposta: Estuava de segunda a sábado das 07hrs às 21hrs, com intervalos às 12hrs e outro as 18hrs. Aos domingos preferia descansar. Destaca-se que quando saiu o edital era sangue no olho mesmo, estudava de domingo a domingo.

  1. Como se vê como pessoa? Quais suas características pessoais mais importantes que não deixou você desistir de seu sonho?

Resposta: Caraterísticas positivas: esforçada e determinada. Querer buscar um objetivo e, de fato cumprir esse objetivo.

 

  1. Qual metodologia você adotou? Fez cursinho, estudou sozinha e leu muita lei seca ou livros?

Resposta: Não fiz cursinho. Estudei sozinha e, em casa. Utilizei a tríade: questões, lei seca e jurisprudências. Com esse método acabei fazendo o meu próprio caderno de estudos baseado em questões.

 

  1. Quanto tempo demorou para passar no concurso? Após atingir seu sonho realizou-se profissionalmente?

Resposta: Demorou 1 ano e 2 meses de estudo para passar na primeira fase do concurso de Delegado de Polícia do DF. Lembrando que o concurso foi com nove etapas. Normalmente concurso de carreira policial demora de um ano e meio há dois anos para terminar. Hoje, sou completamente realizada no cargo de Delegado de Polícia. Uma profissão extremamente gratificante e honrosa.

 

  1. Pensou na dimensão da profissional que seria na atualidade e conhecida nível Brasil? Isso tem um peso de responsabilidade?

Resposta: É difícil ter essa dimensão, a internet, as redes socias, a comunicação é algo incrível que nos faz ter um reconhecimento amplo. Sei que acabamos ficando conhecido em vários lugares do Brasil e, isso faz com que nos tornamos responsáveis pelo que falamos e fazendo de forma mais intensa, então, com essa responsabilidade maior refletimos mais no que falamos e fazendo. Com “peso” maior, evito entrar em polêmicas, assuntos que não são importantes para a área na qual atuo e, discussões desnecessárias.

 

Ademais, caro leitor, a entrevista completa da Delegada de Polícia do Distrito Federal Laryssa Neves, estará em breve no livro: “O poder da mente milionária”!!! Aguarde o lançamento do livro. 

 

 

 

Sobre o autor

Sérgio Bento De Sepúlvida Júnior

Sérgio Bento De Sepúlvida Júnior

Sócio Administrador e Escritor

Para falar com o autor, utilize a página Contato.

Compartilhe nas redes sociais

Comentários