O site que preza pela excelência e o compromisso com a Ética
Carregando data...

Roteiro de entrevista com Sr. Áureo Francisco Akito Ikeda para o site KS Brasil

 

  1. Akito, fale um pouco sobre as suas origens, sua família, pais, tios, primos. Existe algum empreendedor em sua família? Tem alguém como modelo? O que seus pais fazem?

Minha família veio do Japão para o Brasil, há pouco mais de 100 anos. Começaram a trabalhar pra lavoura e foram para o inteiro de São Paulo. Na década de 40 foram para Junqueirópolis onde começaram a trabalhar em família, tendo um conhecido armazém que era chamado de “Casa Progresso”. Esse empreendimento do meu Avô foi o início de tudo.

Em 1981, meu pai resolveu montar a Distribuidora Ikeda. Ele foi fundador junto com minha mãe, eu e nosso sócio José de Souza.

Meus avós já eram empreendedores! A família Ikeda é muito voltada pra esse lado de comércio; para o empreendimento. É a nossa essência; meus pais são modelos!

Infelizmente, meu pai partiu em 1999, mas minha mãe está viva e ainda com toda força e sabedoria, tendo seus valores muito fortes.

 

  1. Akito, poderia falar um pouco sobre sua formação? Foi bom aluno? Gostava de estudar? Como você aprende mais?

 

Meu ensino fundamental e médio foram concluídos em Junqueirópolis, e meu segundo grau começou na PUC em SP, no curso de administração de empresas. Concluí o curso na UCDB em Campo Grande-MS.

Nunca fui o melhor da classe, mas procurava sempre estar na média e até acima da média, embora não fosse um bom aluno. Tentava ser o mais comprometido com os estudos, atento ao que o meu pai dizia: “É nos estudos que a gente vai aprendendo e ganhando conhecimento’”.

 

 

  1. Akito, como tudo começou na história? Em qual data e cidade? Quais foram as principais dificuldades no início da empresa e como fez para vencer tais obstáculos?

 

A minha história de empreendimento começou em Campo Grande -MS, no ano de 1987, quando meu pai resolveu abrir seu próprio negócio, embora eu já trabalhasse desde os 14 anos. Porém, profissionalmente mesmo, comecei em Campo Grande. Abrimos a empresa no dia 31 de julho de 1987. Estamos fazendo 30 anos de firma aberta, com muita alegria.

Em relação às dificuldades, a principal foi a adaptação, criar um time de pessoas, pois não éramos Sul-mato-grossenses. Então, o fato de não sermos daqui dificultou no início, pois na distribuidora Ikeda não conhecíamos ninguém. Superamos tudo isso com a orientação de mentores e criamos muitas amizades que mantemos conosco até hoje.

 

  1. Na visão do senhor, a distribuidora Ikeda é uma empresa consolidada no Estado de Mato Grosso do Sul? Ademais, a comercial Ikeda (distribuidora Ikeda- 01 e supermercados Ikeda- 07) na cidade de Junqueirópolis e cidades vizinhas – São Paulo?

Fundada em Junqueirópolis, a Distribuidora Ikeda atende a todo o oeste de SP, onde habitam mais ou menos 5 milhões de pessoas e aqui em Mato Grosso do Sul. Acredito que conseguimos construir uma base de empresa nesses dois locais, e que estamos nos consolidando, pois sempre temos que estar preparado e lutando para crescer sempre, juntos com os valores.

  1. Quais suas características pessoais mais importantes para sua empresa?

 

A Distribuidora Ikeda é uma empresa que preza pela excelência na prestação de serviços e pela satisfação das pessoas.

 

  1. Senhor Akito, como vê o capital intelectual das pessoas em sua empresa? A busca por conhecimento é importante na visão do senhor? Como senhor convence as pessoas a realizarem os respectivos sonhos?

Embora hoje o capital intelectual não esteja no balanço patrimonial, ele é o item mais importante, pois é por meio do intelecto que conseguimos ter os nossos bons resultados. Aliado às nossas atitudes, o intelecto nos dá essa capacidade para discernir, raciocinar, planejar e executar. E o conhecimento é buscado por intermédio dos livros, agregando o nosso intelecto, criando uma base para a tomada de decisões e criação de valores.

Sonho é uma coisa muito particular, que temos que ter! Eu mesmo tenho muitos, mas para eu convencer alguém sobre realizar sonhos, eu falo dos meus e que vale a pena sonhar, mas é claro: com muito pé no chão.

 

  1. Quantas horas você trabalha por dia? Trabalha aos sábados e domingos? senhor tira férias? Você pensa em se aposentar?

 

Acho que todo mundo trabalha 24h, ou seja, diuturnamente, mesmo dormindo! E, quando dorme! Hahaha!. Não tenho um horário certo! No mínimo do mínimo, trabalho durante umas 10 h por dia. Começo às 08 da manhã sem horário pra terminar. Nos sábados, geralmente trabalho, não sendo todos. Domingo, eu procuro descansar.

Depois de uns anos eu tirei férias neste ano; de uns 15 dias. Aposentar é um verbo que não está no meu sonho. Nunca!

 

  1. Qual é a missão da ASMAD – Associação Sul-Mato-Grossense de Atacadistas e Distribuidores e tendo como presidente o senhor, tem muitos obstáculos e união traz a força?

 

ASMAD é uma Associação que tem força, embora o número de associados seja pequeno, mas é um grupo de pessoas muito unido e comprometido. Juntos somos mais fortes, buscando sempre resolver os problemas da associação, pois o governo tem algumas regulamentações, sempre mudando alguma coisa: uma hora é na área econômica, outra na jurídica, tributária, ou trabalhista. A todo instante temos que estar atualizados sobre isso, e a Associação precisa estar sempre antenada para essas mudanças, porque envolve um grupo de empresas grandes. Essa acuidade ajuda muito, pois essa união e força da Associação fazem com que resolvamos e tenhamos mais facilidades para conversa com as prefeituras e o governo.

 

  1. Quais são os principais pilares de sucesso da empresa? O que é sucesso para o sucesso? Ética é fundamental na visão do senhor, tanto profissional como particularmente?

 

Os pilares são homem, empresa e Deus! Essa sustentação faz com que as pessoas enxerguem tudo isso, considerando-se que a empresa tem que ter essa visão totalmente voltada para esses pilares. O sucesso é uma coisa que eu não busco! Eu busco trabalho! Quanto mais você corre atrás de sucesso e do dinheiro, mais ele foge de você! Então, antes de sucesso, vem trabalho, atitude, postura, sonho e amor.

Ética tem que permear em todas as nossas ações, tanto profissional como particularmente, pois, cada mudança tem que começar por cada um, principalmente por nós mesmo.

 

  1. Senhor Akito, a família é fundamental na empresa? Um empresário de sucesso como o senhor, como vê à família, sua relação e trabalho?

Família é família! É muito importante, sendo a célula mater da sociedade! Para os filhos, ela dá noção de valor e de ética, de amor e consciência.

Hoje, tenho um filho que tem 18 anos e, pra mim, é a coisa mais importante que eu tenho na vida! Lucas é rapaz sensacional. Porém, temos que aprender a separar a família do trabalho. Uma coisa é família, outra coisa é empresa. Procurando sempre evoluir, entendo que a Distribuidora Ikeda hoje está criando um plano sucessório, estabelecendo regras entre a família e o trabalho.

 

  1. Qual o time do coração do senhor? Pratica esportes?

 

Sou Palmeirense e o esporte que pratico é a caminhada, pois me faz bem, e vem ajudando-me muito! Eu confesso.

 

  1. Há algo mais que senhor gostaria de dizer, que não foi abordado?

Quero agradecer pelo convite de vocês! Foi um momento muito especial pra mim. A Distribuidora Ikeda tem trabalhado de forma cada vez mais voltada para as pessoas! Temos um time diferençado, com pessoas de personalidade fortes, mas com objetivo comum, procurando sempre se aprimorar mais, com planejamento estratégico, e a fundação Dom Cabral vem ajudando muito a distribuidora, com grandes resultados. Nos últimos cinco anos, a Ikeda mudou muito, tanto interna como estruturalmente.

Sobre o autor

Khariny Espinosa Trazzi

Khariny Espinosa Trazzi

Sócia Administradora e Escritora

Para falar com o autor, utilize a página Contato.

Compartilhe nas redes sociais

Comentários