Gratidão é reconhecer ou louvar algo/alguém por alguma coisa.

Ser grato e dar graças

No Novo Testamento, dois termos gregos são os mais usados para transmitir a ideia de gratidão: eucharistéo e eucharistía.

  • eucharistéo (verbo) – ser grato, agradecer, render graças¹ . Esse verbo aparece em 38 versículos.

Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm.
Romanos 1:8

  • eucharistía (substantivo) – gratidão, reconhecimento; agradecimento, ação de graças, prece de agradecimento². Esse substantivo aparece 15 vezes no NT.

O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus.
2 Coríntios 9:12

Por que ser grato a Deus?

É uma grande ênfase dos autores bíblicos a ação de dar graças, ou render graças, a Deus. É ser grato a Deus por todas as coisas e louvá-lo por isso.

Quando uma pessoa dá graças a Deus, está O louvando pelas suas obras, como o salmista faz:

Como é bom render graças ao Senhor
e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal
e de noite a tua fidelidade,
Salmos 92:1-2

Ser grato a Deus é identificar e declarar que Ele é soberano e bondoso, e que tem poder sobre nossas vidas. A gratidão a Deus é mais do que merecida, porque Ele, em toda sua bondade, entregou seu Filho Jesus Cristo para morrer no lugar dos pecadores, dando acesso a vida eterna.

Além do acesso a vida eterna, devemos ser gratos pelas ações de Deus no nosso dia a dia, como o apóstolo Paulo, que estava grato a Deus pela maneira que a igreja de Tessalônica cresceu.

Como podemos ser suficientemente gratos a Deus por vocês, por toda a alegria que temos diante dele por causa de vocês?
1 Tessalonicenses 3:9

Obra Citada

¹ ² Carlo Rusconi. Dicionário do Grego do Novo Testamento. São Paulo: Paulus, 2003.