O site que preza pela excelência e o compromisso com a Ética
Carregando data...

Ser grato traz benefícios físicos, mentais e emocionais. Por isso, todos nós deveríamos mostrar gratidão no dia a dia.

Em que sentido ser grato faz bem?

O QUE A CIÊNCIA DIZ

Uma publicação médica da Universidade de Harvard * afirma: “Existe uma forte relação entre gratidão e felicidade. A gratidão ajuda as pessoas a ser mais positivas, a aproveitar os bons momentos da vida e a lidar melhor com os problemas. Também melhora a saúde e ajuda a construir relacionamentos mais fortes.”

O QUE A BÍBLIA DIZ

A Bíblia nos incentiva a mostrar gratidão. O apóstolo Paulo escreveu: “Mostrem-se gratos.” E ele deu um bom exemplo nesse sentido. Quando ele pregou para algumas pessoas e elas aceitaram a mensagem, ele agradeceu muito a Deus. (Colossenses 3:15;1 Tessalonicenses 2:13) É claro que não vamos ser felizes só por dizer “obrigado” de vez em quando. Precisamos ter uma atitude de gratidão. Assim, não vamos achar que as pessoas são obrigadas a fazer coisas por nós. Essa atitude também vai nos proteger da inveja e do ressentimento, sentimentos que tiram nossa alegria e levam as pessoas a se afastar de nós.

Nosso Criador também nos dá um bom exemplo. Ele mostra gratidão até pelo que os humanos fazem! Hebreus 6:10 diz: “Deus não é injusto para se esquecer da sua obra e do amor que vocês mostraram ao nome dele.” Para Deus, a falta de gratidão é uma forma de injustiça.

“Estejam sempre alegres. Deem graças por todas as coisas.” — 1 Tessalonicenses 5:16, 18.

 Como a gratidão melhora nossa relação com outras pessoas?

O QUE A EXPERIÊNCIA MOSTRA

Quando alguém nos dá um presente ou nos diz algo bondoso e agradecemos de coração, a pessoa se sente valorizada. Até um desconhecido se sente bem quando agradecemos por um gesto bondoso, como segurar a porta.

O QUE A BÍBLIA DIZ

Em Lucas 6:38, Jesus disse: “Pratiquem o dar, e lhes será dado. Derramarão na dobra da sua roupa uma boa medida, comprimida, sacudida e transbordante.” Veja o que aconteceu com Rose, uma menina surda de Vanuatu, uma ilha no sul do Pacífico.

Rose costumava ir às reuniões das Testemunhas de Jeová, mas não entendia quase nada porque nem ela nem outros na congregação sabiam língua de sinais. Daí, um casal que sabia língua de sinais visitou a congregação e viu a situação de Rose. Eles começaram a dar aulas de língua de sinais para ela e para outros interessados. Rose ficou muito grata pela ajuda deles. Ela diz: “Fico feliz de ter tantos amigos que me amam.” Ela também começou a dar comentários nas reuniões. O casal ficou muito contente ao perceber a gratidão de Rose e ver esses resultados. Rose também é grata pelos esforços que outras pessoas fizeram para aprender a língua de sinais e se comunicar com ela. — Atos 20:35.

‘Quem oferece agradecimentos como sacrifício glorifica a Deus.’ — Salmo 50:23.

Como você pode desenvolver gratidão?

O QUE A BÍBLIA DIZ

O que sentimos tem muito a ver com o que pensamos. Veja o exemplo de Davi. Ele era uma pessoa que sempre demonstrava gratidão. O que o ajudava a ser grato? Durante toda a sua vida, ele meditou nas coisas que Deus fazia. (Salmo 71:5, 17) Numa oração, ele disse a Deus: “Medito em todos os teus atos; reflito no trabalho das tuas mãos com vivo interesse.” (Salmo 143:5) Ou seja, ele não era uma pessoa superficial; ele pensava em assuntos profundos. Isso o ajudou a desenvolver gratidão.

A Bíblia nos dá um ótimo conselho: ‘Tudo que é verdadeiro, tudo que é amável, tudo de que se fala bem, tudo que é virtuoso e tudo que é digno de louvor, continuem a pensar nessas coisas.’ (Filipenses 4:8, nota) A expressão “continuem a pensar” confirma que, para termos uma atitude de gratidão, precisamos tirar tempo para pensar nas coisas positivas que temos na nossa vida.

“As reflexões do meu coração revelarão entendimento.” — Salmo 49:3.

Sobre o autor

Khariny Espinosa Trazzi

Khariny Espinosa Trazzi

Sócia Administradora e Escritora

Para falar com o autor, utilize a página Contato.

Compartilhe nas redes sociais

Comentários