2.2.1.1 Expressando a Gratidão
Na língua inglesa, “thank you”, na alemã “danke”, na japonesa “arigatô”, na chinesa “xièxiè” a manifestação da gratidão atinge apenas o primeiro nível, considerando-se a frieza da expressão, visto que encerra somente o reconhecimento do benefício. No italiano e no espanhol, “gracias”, no italiano “grazie” e no árabe “shukran jazylan” a segunda dimensão é alcançada, porque louva-se dando graças.
A língua portuguesa é a única que manifesta a gratidão no mais elevado nível – terceiro grau – porque o “muito obrigado” revela o mais profundo estágio da gratidão.
“Muito obrigado” (ob-ligatus), afirma o do dever de retribuir; que a pessoa beneficiada se compromete a ser útil, considerando a sua dívida impagável em relação à ajuda recebida.
Ao dizer ou grafar a expressão “muito obrigado”, a pessoa revela a sua intenção de retribuir, superando o favor recebido, reconhecendo que, em relação a DEUS, as suas dívidas são incomensuráveis e insolvíveis.
Gratidão é a chave para a abundância e felicidade.
Tendo a gratidão como filosofia de vida, como prática diária e constante, geramos ondas neuroenergéticas de vibração positiva que nos permite uma vida mais saudável, de plena felicidade, expandindo e atraindo múltiplas possibilidades de sucesso.
A gratidão gera um poder revigorante, liberando endorfinas que fortalecem o nosso sistema imunológico e ativam a nossa essência divina, proporcionando-nos harmonia interna e externa, gerando cura, rejuvenescimento, criatividade, dinamismo e prosperidade.
Com as virtudes da gratulação, transformamos nosso estilo de vida, abrindo as portas para a felicidade.
Sendo grata e mostrando essa virtude na prática, ou seja, repassando as boas ações, qualquer pessoa passa a ter uma existência feliz. Quanto mais gratidão for manifestada, mais abundâncias advirão, porque essa é uma das forças mais poderosas que se pode acionar para a conquista e a manutenção da felicidade.
3.1 jornada de felicidade e sucesso
No início cada dia, comprometa-se consigo e com DEUS a utilizar somente palavras afetuosas e sinceras, disciplinando-se no saudável hábito de “semear” harmonia e magnanimidade por onde passar. Mantenha a sua especial educação, a elegância da sua linguagem, a altivez da sua compreensão, a predominância da sua gratidão e a sua determinação de irradiar felicidade.
Viva cada momento, cada hora, cada período e cada dia envolvido, ou envolvida no permanente contato com DEUS, no constante “Dia de Ação de Graças” (Thanksgiving Day), não por obrigações religiosa, mas por sua natural benemerência e autêntica manifestação de gratidão a DEUS e outras pessoas pelas bênçãos e benefícios recebidos desde o princípio da vida e da inicial fecundação que lhe possibilitou a existência e travessia neste planeta.
Quem quiser muito mais êxito nesta passagem pelo Planeta, deverá evitar as algemas do egoísmo.
Quando se deixam no pretérito as disputas ferozes pelos bens materiais, perecíveis e transitórios, doando-se parte daquilo que foi acumulado, o perdão, a gratidão e a felicidade passam substituir as vicissitudes, o sofrimento e os sacrifícios, promovendo o natural processo evolutivo com a atração permanente da prosperidade, dos valores espirituais e das excelsas virtudes.
Continuação na próxima semana.
Sérgio Bento De Sepúlvida Júnior
Sócio Administrador e Escritor
Para falar com o autor, utilize a página Contato.