Marcus Teles, presidente da Livraria Leitura, ouve há décadas que as livrarias físicas desaparecerão. Ao longo dos anos, inclusive, viu algumas de suas maiores concorrentes fechando as portas. A empresa familiar seguiu na trajetória contrária — em 2024, inaugurou 13 unidades e encerrou o ano com 121 lojas. Mais de 62% do faturamento é oriundo da venda de livros.
“Os e-commerces começaram a vender livros na década de 1990. Ou seja: há cerca de 30 anos já estamos lidando com a concorrência no virtual”, diz o executivo. “Escuto há muito tempo que as livrarias físicas não vão dar conta e fecharão as portas, mas não é bem assim.”
Segundo o executivo, a capacidade de adaptação, o fechamento de uma loja por ano que tem um resultado pior e o público mais jovem são fatores que auxiliam o negócio a continuar crescendo nos últimos anos. Hoje a empresa está presente em 24 unidades da federação. “Optamos por não entrar no Paraná, que já possui redes locais muito fortes, nem no Acre e em Roraima devido a questões logísticas.”
A Livraria Leitura foi fundada por Emídio Teles, em 1967, na Galeria do Ouvidor, em Belo Horizonte (MG). O negócio começou como uma pequena loja de livros novos e usados. Conforme crescia, outras pessoas da família entraram na operação e se tornaram gerentes de novas unidades. “Comecei a trabalhar na empresa em 1980, quando eu tinha 13 anos de idade. Aos poucos fomos crescendo e abrindo mais lojas”, afirma o executivo, hoje com 58 anos.
Um dos desafios para o negócio, de acordo com ele, é “lidar com grandes empresas que monopolizam o mercado, vendendo livros sem ter lucro”. “Isso é ruim para o ramo, e muitas livrarias acabaram fechando as portas. Nós passamos por essas dificuldades, mas tivemos a vantagem de não ter dívidas por conta de uma boa gestão financeira”, afirma. Segundo Teles, o fechamento das concorrentes, como Saraiva e Cultura, também deixou um espaço no mercado — que a Livraria Leitura foi capaz de ocupar.
https://revistapegn.globo.com/gestao/noticia/2025/01/adaptabilidade-jovens-e-fechamento-de-lojas-deficitarias-como-a-livraria-leitura-cresce-no-varejo-fisico.ghtml
Sérgio Bento De Sepúlvida Júnior
Sócio Administrador e Escritor
Para falar com o autor, utilize a página Contato.