Este ano, o primeiro livro da franquia Harry Potter completa 20 anos. Parece que foi ontem que Dumbledore deixou o bebê com uma cicatriz na testa na Rua dos Alfineiros em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Mas esse não é o único motivo para 2017 ser um ano tão importante para o universo de J. K. Rowling.
O ano 2017 é marcado dentro do universo de Harry Potter como o epílogo de As Relíquias da Morte — quando Harry leva seu filho, Alvo Severo, para a plataforma 9 3/4 para a primeira vez. Enquanto isso, o início da peça Harry Potter e a Criança Amaldiçoada (que ganhou uma adaptação em livro e pode virar um filme também) se passa em 1° de setembro de 2017. Como sabemos disso?

Apesar de uma parte dos sete livros de Harry Potter terem sido lançados durante os anos 2000, a história do bruxinho mais famoso dos cinemas se passa na década de 1990. O ano específico nunca foi mencionado, mas nada mais justo do que pegar algumas dicas deixadas por Rowling ao passar da série para tentar definir o período.
No aniversário de 500 anos do Nick Quase Sem Cabeça (John Cleese), que acontece no livro Harry Potter e a Câmara Secreta, o fantasma faz uma festa com direito a bolo e tudo — e, no bolo, pode-se ler “Sir. Nicholas de Mimsy-Porpington – Morto em 31 de outubro de 1492”. Se o personagem morreu em 1492 e tinha 500 anos, quer dizer que, Harry estava no segundo ano de Hogwarts em 1992.

Seguindo esta lógica, a Batalha de Hogwarts, que acontece seis anos depois — ou seja, 1998 –, em Harry Potter e as Relíquias da Morte. Considerando que A Criança Amaldiçoada começa exatamente 19 anos depois da Batalha de Hogwarts, o resultado final seria nada menos do que 2017.
Ainda que Rowling nunca tenha confirmado — ou seja, no fundo, a época em que se passa o livro possa ser apenas uma teoria, o primeiro livro da série realmente completa 20 anos em 2017.
Fonte- disponível: <http://br.ign.com/harry-potter/44210/news/harry-potter-completa-20-anos-em-2017-com-teoria-sobre-o-uni>
Sérgio Bento De Sepúlvida Júnior
Sócio Administrador e Escritor
Para falar com o autor, utilize a página Contato.