O site que preza pela excelência e o compromisso com a Ética
Carregando data...

Dicas de português

Erronias gramaticais e formas corretas. Exemplos:

Bebedor  nas escolas, nas universidades, nas empresas e nas repartições públicas, há sempre alguém utilizando a palavra Bebedor para se referir ao aparelho do qual se obtém a água natural ou gelada. Até mesmo diretores, professores e empresários que deveriam falar de forma correta, difundem insistentemente esse grosseiro erro.

Embora a palavra bebedor possa constar em algum dicionário indicando o aparelho de água e haja quem afirme que ela pode utilizada para essa finalidade, convém o entendimento de que só deve ser aplicada na linguagem coloquial porque, preferencialmente, usa-se o vocábulo  bebedouro.

Bebedor é pessoa que bebe com muita frequência, ou seja, o beberrão, o cachaceiro, o pau-d’água, o alcoólatra, o bêbedo (ou bêbado), o pinguço, o esponja, o pé-de-cana, papudinho ou papudim (maneira como o cearense chama o beberrão), o ébrio, o alcoólico, o aguardenteiro (viciado em aguardente, cerveja, uísque, vodka, tequila, rum ou outra bebida alcoólica), o odre, o etilista.

A palavra bebedor palavras é formada a partir de derivação sufixal, tendo o sufixo nominal –dor– acrescido ao verbo beber para sugerir o agente ou o instrumento da ação, podendo ainda indicar um ofício ou profissão.

Como exemplos de derivação com o sufixo –dor– acrescido ao verbo, temos as seguintes palavras: abafador (aquele ou aquilo que abafa); abridor (aquele ou aquilo que abre); acelerador (aquele ou aquilo que acelera; aparador (aquele ou aquilo que apara); apostador (aquele que aposta); apresentador (aquele ou aquilo que apresenta); atirador(aquele ou aquilo que atira); curador (aquele ou aquilo que cura); escorregador (aquele ou aquilo que escorrega); jogador (aquele ou aquilo que joga); lavador (aquele ou aquilo que lava); matador (aquele ou aquilo que mata); tratador (aquele ou aquilo que trata).

Bebedouro indica o aparelho que fornece água, podendo também significar o recipiente ou o local onde os animais bebem água.

O verbo beber acrescido ao sufixo –douro– indica o instrumento ou lugar da ação expressa pelo verbo. Como exemplos de derivação com esse sufixo acrescido ao verbo, temos as seguintes palavras:

Abastecedouro, local destinado ao abastecimento; Ancoradouro, local onde os barcos, iates e navios ancoram; embarcadouro, local onde as pessoas embarcam, local de embarque; defumadouro, local onde se defumam carnes; fumadouro, local onde as pessoas fumam; lavadouro, local ou o tanque no qual se lava qualquer coisa;  matadouro é o local destinado à matança; onde se abatem (matam) animais (bois,  vacas, jacarés, equinos, caprinos, suínos).

Continuação na próxima semana!

FONTE: http://www.jornaldoestadoms.com/2017/10/lingua-portuguesa-professor-fernando_16.html

Sobre o autor

Khariny Espinosa Trazzi

Khariny Espinosa Trazzi

Sócia Administradora e Escritora

Para falar com o autor, utilize a página Contato.

Compartilhe nas redes sociais

Comentários