1)Sr. Francisco Rodrigues, fale um pouco sobre as suas origens, sua família, pais, tios, primos. Existe algum empreendedor em sua família? Tem alguém como modelo?
– Sou de Paulistana-Piauí. Estou em Campo Grande desde 1978. Comecei trabalhando desde muito cedo: Restaurante do Odilon, tio da Francisca minha esposa e da minha prima e madrinha Francisca, já falecida.
Trabalhei em um mercadinho no início da década de 80 da irmã do Sr. Odilon no bairro Guanandi, onde adquiri a experiência que possibilitou o convite do Sr. Odilon para que eu fosse trabalhar para ele, pois ele tinha o restaurante que lhe tomava todo o tempo. Por isso, precisava de alguém para, juntamente com a Chica, sua esposa, inaugurar o supermercado Peg Pag Rodrigues, em 1982, no bairro Cruzeiro Vila Rica. Lá, trabalhei até 1985; saí e fui para o Exército. Nesta época, veio para trabalhar neste mercado Francisca, hoje minha esposa.
Saindo do Exército em 1985, fui trabalhar na empresa Cruzeiro do Sul até 1989. Na sequência, fui trabalhar no Banco Bamerindus e, nesse período, casei com a Francisca e tivemos o Renan, nosso filho
2)Sr. Francisco Rodrigues, poderia falar um pouco sobre sua formação? Foi bom aluno? Gostava de estudar?
– Fui bom aluno e, a partir da quinta série, era nota 10.
3)Sr. Francisco Rodrigues como tudo começou na sua história? Em qual data e cidade? Quais foram as principais dificuldades no início da empresa e como fez para vencer tais obstáculos?
– Saí do Banco e comecei com a Mercearia Ki Preço. Francisca, minha esposa, era Professora no período integral. Foi o período mais difícil, pois eu atendia no caixa, abastecia, fazia compras e entrega. Usava uma bicicleta cargueira. Detalhe: não tinha nenhum funcionário. Logo, a Francisca parou de dar aula à tarde para ajudar-me; depois de algum tempo, passou a ajudar-me o dia todo.
Em 1996, abrimos mercado próprio, em Campo Grande- MS. Entre as principais dificuldades, havia a falta de recursos. Também não tínhamos o reconhecimento dos fornecedores. Vencemos com muito trabalho, perseverança, criatividade e habilidade.
Começamos com muita vontade de trabalhar, tanto que abríamos de segunda a segunda, inclusive nos domingos e feriados. Essa notável atitude nos proporcionou um maior crescimento, com o exemplo de que abrir aos domingos e feriados o dia todo, podem-se vender bebidas geladas em supermercados. Somente após 7 anos, os outros empreendedores descobriram que era tendência de mercado abrir aos domingos e feriados para vender carne para o churrasco e bebida gelada.
4)Como o senhor se vê como pessoa? Quais são as suas características pessoais mais importantes para sua empresa?
– Eu muito tímido, persistente, criativo, empreendedor, ousado e negociador.
Francisca – Tem habilidade comercial como ninguém! Tem excelente visão; é hábil vendedora; tem determinação e liderança.
5) Sr. Francisco Rodrigues, quantas horas você trabalha por dia? Trabalha aos sábados e domingos? Tira férias? Você pensa em se aposentar?
No início, trabalhava desde a hora do atendimento da Ceasa que variava em torno das 3 às 23 h.
As férias aconteceram após 10 anos de trabalho como proprietário.
Aposentar somente quando não puder mais trabalhar. O trabalho dignifica o homem.
6)Como o senhor convence as pessoas a realizarem os respectivos sonhos?
– Esta é uma habilidade da dona Francisca. O principal é o exemplo. Trabalho e dedicação
7)Quais são os principais pilares de sucesso da empresa?
– Ética, Confiança e Respeito.
8)A família é fundamental na empresa? Um empresário de sucesso como o senhor, como vê a família, sua relação e trabalho?
– A família tem que entender a importância da empresa no projeto como um todo, e devemos nos preocupar para que possamos ter o tempo necessário para ela.
Restante da entrevista em nosso livro…. aguardem…
Khariny Espinosa Trazzi
Sócia Administradora e Escritora
Para falar com o autor, utilize a página Contato.