Ética na politica brasileira: uma frase em que está omissa no perfil de nossos políticos.
Qual a definição de ética?
Ética é um termo derivado do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
A ética serve para que haja equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, embora a ética não possa ser confundida com as leis, está relacionada ao sentimento de justiça social.
O que poderíamos refletir com a leitura a cima?
Ética significa equilíbrio, igualdade, bom funcionamento social, para que nenhum ser racional seja prejudicado no seu ambiente. É o sentimento de justiça social realizado por todos. Pena que não está sendo desta maneira, que estamos caminhando, e que nossos sentimentos estão sendo de indignação.
Infelizmente, nosso país não construiu uma sociedade ética com bases em valores históricos e cultuarias. Se voltarmos ao passado e estudarmos sobre o “Descobrimento’’ do Brasil – deixei entre aspas a palavra descobrimento, pois nosso País já tinha habitantes, seres humanos – então, a meu ver, os europeus chegaram até o Brasil e não descobriram como é ensinado a muitos de nós até hoje. Contudo, os europeus foram se instalando nas aldeias indígenas, dominando o espaço dos índios por meio de escravidão, pois eram pessoas instruídas. Obtinham o poder por meio de estratégias para dominarem completamente as Terras brasileiras. Com o passar do tempo, o território indígena foi sendo ocupado por brancos e muitos de seus costumes e valores foram substituídos pela cultura portuguesa, sob o doutrinamento dos padres que enviavam para catequizar os índios.
Hoje, a nação indígena tenta de todas as formas manter seu espaço separado da civilização, na expectativa de resguardar os costumes herdados pelos antepassados e a forma de vida que complementa a sua cultura.
Primeiramente, queria mostrar a vocês o reflexo do passado. Muitos de nós achamos que o nosso comportamento e o de nossas famílias não irá refletir no de nossos descendentes. Entretanto, estamos enganados, pois toda conduta enraíza-se na sociedade. Analogamente, podemos observar como até hoje aqueles obtêm o poder nas mãos (mas conhecidos como políticos), não fazem tanta questão do desenvolvimento cultural, intelectual e social de todo o nosso país. Nós, brasileiros, não damos a devida importância ao crescimento individual e coletivo, e por essa falta de interesse no desenvolvimento do país, no qual, seria nada mais nada menos, que nosso desenvolvimento, com uma economia ajustada, para o equilíbrio das empresas que são as que mais geram dinheiro para o país.
Deparamo-nos com mídias e imprensas relatando notícias de os casos de corrupção endêmica que ocorre no nosso dia-a-dia, tudo isso por não introduzirmos a ética na nossa cultura. Se ela estivesse implantada na sociedade, teríamos justiça social, sem ninguém sair prejudicado, o que não vem sendo o nosso caso ou de alguns brasileiros.
Observe a desigualdade de classes social. Hoje, a maioria dos brasileiros, só adquire carro, casa, uma vida um pouco melhor, por meio de financiamento, passando praticamente quarenta anos pagando para ter um lar simples, desprovido de luxo ou de dignos padrões sociais, o que deveria ser proporcionado a todos.
Todos poderíamos ter melhores rendimentos, ter a casa dos sonhos, igual essas dos políticos, com várias suítes e banheiros, com piscina e com um belo conforto, num lugar asfaltado. Não se trata de utopia! Realmente, isso poderia existir, sem a necessidade de nos afundarmos em dívidas.
A realidade é a seguinte: não temos ética na politica! Não nos importamos em progredir para o melhor da cada um de nós e da sociedade. Como resultado disso, vamos passando de geração a geração, um país onde a corrupção é mais forte e o suborno entre as pessoas aumenta. Por fim, ou começamos por nós a formar pessoas com capital intelectual, ou deixamos que o “jeitinho” brasileiro de amanhã resolver o que se tem pra resolver?
Até quando vamos aceitar essa desigualdade? Um grito de indignação….
Devemos aprender a nos revoltar, como fazem os estrangeiros nos seus países, quando veem que os políticos, estão abusando do poder; quando veem que não foram cumpridas as propostas feitas para alguma obra, ou melhorias sociais.
A fim de nos interessarmos pela Ordem e pelo Progresso do Brasil; pela ética e por todo comportamento que venha a anular a desordem e o retrocesso do NOSSO PAÍS, vamos nos unir eticamente e deixar para nossas gerações um Brasil melhor!
Khariny Espinosa Trazzi
Sócia Administradora e Escritora
Para falar com o autor, utilize a página Contato.