O site que preza pela excelência e o compromisso com a Ética
Carregando data...

Uma cidade de muros altos, uma terra de guerreiros temíveis, um povo difícil de liderar… Josué enfrentava grandes desafios! Sucessor de Moisés, Josué recebeu a responsabilidade de conquistar a terra prometida. Mas os obstáculos eram muito grandes. Como poderia vencer?

A resposta veio de Deus:

“Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.”

Josué 1:9

 

Um homem que ouvia a voz de Deus

 

Ao longo de sua vida, Deus falou com Josué diretamente, através de anjos e por meio de outras pessoas. Josué escutava as palavras de Deus e cria nelas. Aquilo que Deus ordenava, Josué fazia. Esse era o segredo de seu sucesso.

O poder de Josué não vinha dele próprio. Todos os milagres e todas as vitórias que ele viu foram resultado de crer e seguir a Deus. Da única vez que Josué não consultou a Deus, ele foi enganado pelo povo de Gibeom.

Quantas vezes nos esquecemos de pedir orientação a Deus? Ou quantas vezes não estamos prestando atenção quando Deus fala? Ou então não obedecemos a Deus? Mas as pessoas que vêm milagres acontecer são aquelas que ouvem, creem e obedecem a Deus.

 

Uma vitória improvável

 

O primeiro grande desafio da liderança de Josué foi a conquista de Jericó. Os muros da cidade eram famosos por serem praticamente impossíveis de transpor! A cidade estava toda fechada, pronta para repelir qualquer ataque. Um cerco poderia durar meses…

Deus contou a Josué o que deveria fazer: caminhar com todo o exército à volta da cidade durante 7 dias. A ordem parecia estranha, mas Josué fez tudo que Deus ordenou. No sétimo dia, depois de darem 7 voltas à cidade, os israelitas gritaram alto e os muros caíram! A vitória sobre Jericó foi completa.

Os planos de Deus muitas vezes são diferentes dos nossos. Ele usa coisas improváveis para nos salvar e ajudar. Deus é muito criativo! Mas nós precisamos estar prontos para obedecer, mesmo quando o plano de Deus parece estranho…

 

Uma coragem que vinha de Deus

 

Em Jericó, Josué arriscou toda sua credibilidade. Imagine como ele deve ter se sentido durante essa semana, caminhando à volta da cidade, sem ver uma única rachadura no muro. Será que iria funcionar? Será que Deus iria mesmo deitar os muros abaixo no último dia? Será que não tinha sido tudo um grande erro?

Josué decerto sabia que se os muros não caíssem esse seria o fim de sua liderança. O povo ficaria desanimado, os inimigos ganhariam coragem para atacar e ele poderia até mesmo ser morto pelos israelitas desiludidos! Mas Deus tinha lhe dito para ter coragem, porque nunca o abandonaria. Josué agarrou nessa mensagem e se encheu de coragem.

Até onde estamos prontos para arriscar? Qual é a voz que vamos escutar: a voz de Deus ou a voz do medo? Não é apenas o primeiro passo que exige coragem, o segundo, o terceiro e todos os passos antes da vitória são desafiantes. Mas, se Deus prometeu, ele vai cumprir. Não podemos desistir!

 

Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. 2 Timóteo 1:7

Fonte- disponível: < https://www.bibliaon.com/josue_forte_e_corajoso/>

Sobre o autor

Sérgio Bento De Sepúlvida Júnior

Sérgio Bento De Sepúlvida Júnior

Sócio Administrador e Escritor

Para falar com o autor, utilize a página Contato.

Compartilhe nas redes sociais

Comentários