Texto 5 do livro “Como Ser Feliz…”- Fernando Marques
Arquivos,
Sem categoria • Postado em 18/07/2017 às 15:52
Texto 5 do livro “Como Ser Feliz…”
COMO ATUAR GENEROSAMENTE:
- Tire da sua casa e da sua vida aquilo você não utiliza;
- Transmita o conhecimento útil que você adquiriu;
- Apoie e ajude àqueles que estão ajudando outros;
- Auxilie alguém no seu dia-a-dia, no seu lar, no trajeto do seu emprego ou da sua empresa, no seu ambiente de trabalho, na rua, no supermercado, no local onde você estuda, na sua igreja;
- Socorra a alguém durante a sua viagem de férias ou de negócios, ainda que os seus recursos estejam aparentemente comprometidos ou limitados (você perceberá o quanto isso resultará como benefícios na sua vida);
- Durante a sua viagem de carro, só ou com a família, pare em uma quitanda ou supermercado e compre frutas, queijo, macarrão, arroz e biscoitos, para doar em uma das casas mais humildes da sua rota;
- Lembrando-se sempre de que a generosidade consiste no ato do desapego; da sensibilidade e não no ato de dar sobras, ofereça aquilo que o outro precisa; que ajudará alguém a sair de uma dificuldade.
- De um sábio conselho ao simples fato de ouvir; de um elogio sincero a um abraço; de simples copo d’água a uma doação monetária; de um simples sorriso a um veiculo; de um simples fogão a uma casa mobiliada; de um simples medicamento a uma cirurgia, da concessão de curso profissionalizante a uma bolsa integral de graduação universitária, há muitas outras formas de prática de atitudes de generosidade que podem ser desenvolvidas por toda e qualquer pessoa.
Dentre as qualidades espirituais que marcam a jornada humana, independentemente da época, da civilização, da religião professada, da marcha solitária, ou da atuação em grupo, a generosidade representa uma das mais formidáveis. Esse atributo reúne características como: compreensão, desapego, compaixão, coragem, confiança, amor fraternal, benevolência, senso de justiça, tolerância, perdão, amizade, desprendimento e muitas mais.
A generosidade possibilita capacidade para a libertação do “mundo das trevas”, do “mundo das cavernas”, das teias do egocentrismo, da raiva e dos ressentimentos; das âncoras que aprisionam à lagoa fétida; do “reduto dos mortos-vivos”.
É por intermédio da habitual generosidade que podemos nos livrar da ilusão que nos separa do Supremo CRIADOR. Ela estabelece o poder que nos permite entender o grande e fascinante segredo contido em Atos 20.35. Esse segredo encerra algo tão fantástico que nem mesmo quem se dedica à motivada e esporádica filantropia, consegue experimentar: “Mais bem-aventurado é dar do que receber”.
Continuação na próxima semana.
Sobre o autor
Khariny Espinosa Trazzi
Sócia Administradora e Escritora
Para falar com o autor, utilize a página Contato.