2.1 Conceito da gratidão
Gratidão é a mais nobre atitude de reconhecimento, exercida até mesmo pelos considerados animais irracionais. É manifestada como ponderação sobre algo que resultou benefícios; que possibilitou melhor perspectiva de vida a outrem.
O agradecimento abre caminho para as coisas boas da vida. Trata-se de uma atitude simples que depende apenas da consideração da pessoa favorecida e, da mesma forma, do entendimento de quem favorece, considerando-se que este passa a ter muito mais vantagens do que aquele.
Não há nenhuma necessidade de pagamento, nem de qualquer sacrifício para a manifestação da gratidão. Basta haver a capacidade para a exteriorização da nobreza espiritual que enriquece até mesmo àqueles que testemunham esse ato purificador e promotor de evolução espiritual.
Gratidão vincula-se à amizade, ao amor, à fidelidade, às energias positivas e aos nobres sentimentos, surpreendendo-nos com alegrias, realizações e alinhamento com a felicidade.
2.2 Os fantásticos benefícios da gratidão (5148 133)
Cientificamente, são comprovados inúmeros benefícios advindos da gratidão. Dentre eles, destacamos:
ü atração saudável nos antigos e para os novos relacionamentos;
ü aumento da paz interior;
ü capacidade para o sono revigorante;
ü capacidade para a superação de decepções;
ü comportamento vinculado à generosidade;
ü melhoria da autoestima;
ü melhoria da saúde física;
ü melhoria da saúde mental;
ü determinação para uma existência plena de “paz” e “contentamento”;
ü capacidade para influenciar positivamente familiares e as demais pessoas;
ü profícua flexibilidade de pensamento;
ü indução à prosperidade;
ü estímulo constante para a longevidade;
ü despedida magnânima da jornada terrestre.
2.2.1 Os 3 níveis da gratidão
Etimologicamente, entende-se que o adjetivo obrigado, utilizado como expressão de cortesia, varia conforme o gênero (masculino ou feminino) de quem agradece. Desta forma, o homem diz “muito obrigado” e a mulher, “muito obrigada”.
No plural, diz-se “muito obrigados” (pluralidade de homens que agradecem) e muito obrigadas” (pluralidade de mulheres que agradecem.
A gratidão pode ser manifestada sob diversas formas. O primeiro grau dessa manifestação ocorre ante o reconhecimento do benefício recebido, da graça obtida, do favor conseguido. O segundo consiste no enaltecimento e no dar graças àquele que cedeu algo, sem nada cobrar. O terceiro grau é manifestado quando ocorre a retribuição, ainda que esta seja transmitida a terceiros, de acordo com as circunstâncias, a oportunidade, o tempo e o ambiente.
Continuação na próxima semana.
Sérgio Bento De Sepúlvida Júnior
Sócio Administrador e Escritor
Para falar com o autor, utilize a página Contato.